domingo, 27 de maio de 2012


Como descrever o meu perfil?


Pergunta: Como descrever o meu perfil? Olá Guacira! Parabéns pelo seu trabalho. Gostaria quevocê me ajudasse: Sempre que preciso elaborar um currículo sinto dificuldade para completar o espaço destinado às informações sobre meu perfil profissional. O que preciso fazer? O que devo escrever? Você tem alguma dica? Obrigada.Luzia CostaCampo Grande – MS

Resposta
Cara Luzia, Primeiramente, obrigada! Vamos ao seu questionamento: o principal objetivo do currículo, é chamar a atenção do selecionador para que você seja chamado para uma entrevista. Quando falamos do “perfil profissional”, pensamos logo no “resumo das qualificações” pois é neste resumo que o Selecionador vai identificar palavras-chave de conhecimentos técnicos necessários, verificar quais os principais resultados atingidos por você em determinada ação, entre outras informações. Ou seja, é uma parte importantíssima do currículo.
Uma dica é que você inicie esse resumo, dizendo qual o tempo de experiência que você atuou na função,como por exemplo: 5 anos de experiência na área Administrativa/financeira. É importante ressaltar conhecimentos específicos da área, termos técnicos usuais, experiências em reestruturações, mudanças, implantações de sistemas, conhecimentos de idiomas, domínios em ferramentas e resultados alcançados. Você deve resumir essas informações em 5 ou 6 tópicos – não se esqueça, essas informações serão checadas em uma entrevista.
Lembre-se, é nesse tópico que o Selecionador decidirá se seguirá ou não com a leitura do seu currículo, então capriche e boa sorte!

Espero ter ajudado!